A moradora da comunidade do Massapê localizada na Reserva Extrativista Alto Tarauacá, no município de JORDÃO (AC) relata que a água do rio e até mesmo da cacimba apresentaram altas temperaturas no ano de 2022 e que até mesmo as noites frias ficaram quentes."Foi o verão mais quente, o ano mais quente”. Disse a ribeirinha.
Segundo o serviço de monitoramento da União Europeia, estima-se que a temperatura média global em 2022 tenha sido 1,24 ° C (2,24 ° F) acima da temperatura média de 1850-1900, um período frequentemente usado como linha de base pré-industrial para metas de temperatura global. Isso é ~ 0,03 ° C (~0,05 ° F) mais quente do que em 2021.
Às mudanças climáticas afetam cada vez mais os regimes de chuvas e ocasionam alteração nos ciclos de enchentes dos rios, é comum em várias comunidades as pessoas relatarem que estão ocorrendo cheias repentinas, e secas mais duradouras, que afetam a vida da comunidade. Em Novembro de 2022, o Pesquisador e Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Foster Brown, alertava sobre o baixo regime de chuvas durante o mês de Novembro, consequência das Mudanças Climáticas e intenso período de queimadas pelo qual passou o Estado do Acre. Às mudanças climáticas afetam principalmente as populações vulneráveis, que são obrigadas a viverem em locais propensos a inundações, tempestades, calor excessivo, deslizamentos de terra e falta de estrutura básica.
Vários fatores ocasionam mudanças no curso dos rios amazônicos, o principal são as alterações no solo (desmatamento e degradação das matas ciliares) e a ocupação desordenada ao longo das margens. As alterações também podem ocorrer de forma natural, como durante as cheias formando lagos ‘’apartados’’ conhecidos como Meandros. A ação antrópica (do homem), porém, é a que mais causa impactos negativos e ocasiona diversos problemas para as populações tradicionais que têm o rio como fonte de sustento.
Como descrito no vídeo pela ribeirinha, o curso do rio começou a mudar, se aproximando cada vez mais da sua residência, consequentemente causando o desbarrancamento da região.